1/24/2010

A Casa das Rosas

Dia chuvoso em São Paulo, para variar, mas um ótimo dia para aproveitar a cidade um pouco menos cheia que o normal. Fui conhecer a Casa das Rosas. Um lugar incrível! Maravilhoso até mesmo em um dia nublado.


A Casa das Rosas foi projetada pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, pouco antes dele falecer, tendo sua construção concluída em 1935. A casa abrigaria uma de suas filhas e foi habitada até 1986, quando sofreu desapropriação pelo governo de SP.

Em 1991 foi então inaugurado um espaço cultural batizado de "Casa das Rosas". Recebeu esse nome pois possuía um dos maiores e mais belos jardins de rosas da cidade. A partir de 2004, a Casa se tornou o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.


A Casa recebeu a doação do acervo, feita pela família do poeta e conta com raridades como as primeiras edições autografadas de livros de João Cabral de Melo Neto e Octavio Paz. Além desses exemplares, o espaço traz traduções do poeta de obras em inglês, francês, espanhol, alemão, italiano, russo, hebraico, chinês e japonês. Esse material está sendo classificado e catalogado para ficar disponível ao público. O espaço hoje oferece eventos culturais, diversos cursos e exposições periódicas, relacionadas à literatura.
A Casa abriga também a primeira biblioteca do país especializada em poesia e também uma livraria da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que comercializa apenas livros de editoras universitárias.
O que eu pude notar é que a casa é uma das pouquíssimas casas maravilhosas que haviam antigamente em toda Avenida Paulista que permanece até hoje. Tem uma arquitetura clássica que se destaca entre tantos prédios modernos e contemporâneos. Para mim é o lírio no lodo. É uma casa de princesa, com portões baixos, boiseries nas paredes, corrimão todo trabalhado, vitral colorido, balaustres, banheiros grandes, ladrilho hidráulico nos pisos, um belo jardim, com lindas roseiras, uma fonte e uma estufa ao fundo. Uma casa para sonhar!


















Quem quiser conhecer segue o endereço:
Av. Paulista, 37 -Bela Vista
Fone: 11 3285-6986/ 3288-9447
Funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 22h. Sábados e domingos, das 10h às 18h.
Para mais informações acessem: http://www.poiesis.org.br/casadasrosas/

5 comments:

Mirian said...

Puxa... Eu perdi a oportunidade de conhecer esse belo lugar quando estive aí. Estava tudo combinado, mas não deu certo.
Amei o ensaio. Esse cantinho tem uma vibe quase igual ao seu estilo. Combinou total.
Bjokas, flor.

Lara Lima said...

Eu adoro esse estilo romântico que vc consegue combinar os looks com a música do blog e o cenário,fica tão lindo.Dá vontade de ficar o dia inteiro aqui,ouvindo essa música e vendo as fotos rsss.
Amei a saia.
beijos

Natália Limiro said...

Queria seu armário todinho pra mim haha
saia perfeita
beijinhos

Dolores said...

Que post mais perfeito!
Combinação perfeita de look e cenário.

O post está com um clima, uma atmosfera romântica muito, muito bonita.
Parabéns.
Um beijo.

Denise said...

am in love with this place. It's beautiful.

your skirt is so cute. Just like you.

I am Denise Katipunera