11/23/2009

Sábado em São Roque

No feriado, tive o casamento de um casal de amigos em Sorocaba, interior de São Paulo e aproveitei para conhecer a cidade de São Roque no sábado. E gente, a cidade tem muita coisa bacana para se ver!

Começamos pela Antiga Estação Ferroviária, aonde hoje fica a sede da Guarda Municipal:

No centrinho as Igrejas de São Benedito e a Matriz, da qual tirei esta foto do piso, que eu adoro!

Para mim, o grande ponto da viajem: Centro Cultural Brasital. Construída em 1980, pelo comendador Enrico Dell'Acqua, foi uma das primeiras indústrias têxteis do estado de SP. São 10.000 m² de área construída, rodeada por 10 alqueires de muito verde, onde podemos passear por uma trilha ecológica de 1.100 m, recortada pelo ribeirão Aracaí, com cachoeira e tudo! Al~em disso a fábrica foi revitalizada e nela adaptaram oficinas, de arte, marcenaria, esportes, línguas, teatro e música. Inclusive quando passamos por lá havia uma senhora dando aula de canto para algumas crianças e outras tendo aula de Taekondo(?), pelo que entendo é o projeto Guri.


Ainda no Brasital, foi instalado em um dos galpões, o Museu Darcy Penteado , artísta plástico, figurinista, escritor dentre outras coisas, nascido em São Roque. Suas obras figuram em Museus e Galerias de Arte, bem como em Museus particulares em vários centros do Mundo. Lá encontrei esta jaqueta "Batallion", uma de suas criações, que hoje esta super em alta no mundo fashion.(e tem tudo a ver com a novidade que tenho para contar!) A curadoria é bem interessante e a musica ambiente dá o tom da exposição.
Saindo dali fomos a procura da Casa Grande e da Capela Santo Antônio. Construídas em 1681 por Fernão Paes de Barro, antigas propriedades do Barão de Piratininga, são edificações remontam o mais antigo passado colonial do sul do país. Compradas e doadas pelo escritor Mário de Andrade, foram tombadas pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, em 1947. A Capela, foi feita especialmente para a esposa do Barão, e todas as janelas são bem protegidas contra animais selvagens e indígenas, que só podiam assistir;ouvis as missas do lado de fora.

A Casa Grande, era usada somente nas temporadas de caça do Barão, ou como dizem as más línguas, quando ele fugia para fazer pequenas recepções, sem sua digníssima esposa. O que eu mais gostei foram as chaves das portas, enormes e antigonas!Nem conseguimos destrancar algumas das portas, e só conseguimos ver o que havia dentro através do buraco da fechadura e das janelas!

Tomamos um pouco de chuva e seguimos para o nosso último passeio o Ski Mountain Park! que para mim só tinha a pista de esqui!! Mas não! A 1.000 metros de altitude é o maior centro de lazer de montanha do Brasil! São 320.000 m² de natureza, ar puro e tem diversão pra todas as idades. Além da pista de Esqui, tem teleférico, paintball, tobogã, playground, mountain bike, arvorismo, tirolesa, churrascaria, casa de chá, taverna, vinhateria, lanchonete e várias outras atividades!

No comments: