9/06/2009

SP Cultural: Museu do Ipiranga

Em pleno feriado da independência, nada melhor do que visitar e conhecer o Museu do Ipiranga. Como grande parte dos patrimônios públicos sua conservação deixa muito a desejar, mas a beleza de seu jardim compensa! Um passeio muito agradável e de custo baixo, a entrada normal vale R$ 4,oo e crianças, idosos e estudantes tem vantagens. Lá dentro não se pode fotografar, mas é muito lindo, no hall de entrada uma escadaria enorme, que lembra muito a do Teatro Municipal, pisos em ladrílio hidráulico, que eu adoro, lindo, muito bem conservado e em alguns lugares de madeira.Tem uma lojinha de souvenirs, com coisinhas básicas como lápis, borrachas, ímãs (que eu sempre compro de todo lugar que vou) e algumas miniaturinhas de objetos antigos, muito gracinha, comprei 2 que vou transformar em pingentes!
No Salão nobre está o quadro mais famoso do grito da indepêndencia, e acreditem há também mechas dos cabelos das rainhas, princesas, sei lá mais quem, que eu achei meio nojento, mais antigamente tinha um significado meio que de "eternização espiritual" algo assim...achei meio bizzarro!Tem uma sala com mobiliários antigos, cadeira Luís XV! tem até uma marquesa (tipo uma cama) que foi de uma marquesa de verdade rs...!!Roupas antigas, armas, escarradeiras (argh!) que antigamente ficavam em salas de estar e tinham significado de nobreza, saúde e de pessoas bem instruídas!! Écat! Que bom que os padrões mudam!
No subsolo há uma sala com todos os modelos de ferros de passar possíveis e imaginários, muito interessante, uma pena deficientes físicos de cadeiras de rodas, não terem acesso a esta área, além da dificuldade se se chegar lá embaixo, aonde enfrentam uma grande escadaria, a entrada desta sala tem um degrau enorme e o vão é muito estreito, isso que o lugar foi construído para ser museu mesmo hein...repito: ainda bem que os padrões mudam!!
Ah e um detalhe, não se chama mais Museu do Ipiranga, por ser conservado pela USP, virou Museu Paulista da USP...Mas é muito interessante imaginar e sentir como é que tudo aconteceu! Vale conhecer!


meus souvenirs do Museu
transformei em:

2 comments:

Nani Veiga said...

O parque é uma delícia mesmo e fica pertinho da minha casa.
Bjs
Nani

Drika Gaby said...

Adorei seu blog!Parabéns pelas fotos na Intuitif, ficou linda!Ah o Museu do Ipiranga, morei aí pertinho por 13 anos, mudei p/ Floripa, mas sinto saudades desse jardim, adorava caminhar aí!!